Resenha | Bel Canto - Ann Patchett


Título original: Bel Canto
Autor: Ann Patchett
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 320



Na casa do vice-presidente de algum país da América do Sul, uma elegante festa de aniversário está sendo realizada. O homenageado é o Sr. Hosokawa, poderoso empresário japonês. Roxane Coss, soprano de fama internacional, fascina os convidados. É uma noite perfeita – até que um bando armado invade o local pelos dutos de ar-condicionado e torna todos os convidados reféns. O objetivo inicial era sequestrar o presidente, mas ele ficou em casa assistindo à novela. E assim, desde o início, nada sai como o esperado. No entanto, o que começa como um cenário de pânico e risco de vida evolui para algo completamente novo, com terroristas e reféns desenvolvendo laços inesperados e pessoas de diferentes países agindo como compatriotas.



O poderoso empresário japonês, o senhor Hosokawa, está em um país não identificado na América do Sul participando de uma festa de aniversário em sua honra, onde o famoso cantor de ópera, Roxanne Coss, acaba de concluir seu sexto canção para a noite. Naquele momento, todas as luzes se apagarem, e poucos minutos tentativas das trevas depois, eles vêm novamente. Mas, antes mesmo que eles podem suspirar de alívio e seguir em frente com o jantar e o encore, homens armados de repente entrou na sala de cada janela. A crise dos reféns longa estava apenas começando a se desenrolar.

Meu primeiro pensamento quando eu percebi que isso estava focado em um drama de reféns, era: Como alguém pode escrever mais de 300 páginas sobre um sequestro?!

Este livro fez mover-se lentamente para mim - a prosa de Ann Patchett é tão bonito e descritivo que o leitor não consegue apenas sentir,  mas ver e ouvir tudo. Lembro-me que os meus pensamentos iniciais sobre a escrita é que era muito colorido e atado com tantos superlativos que eu podia sentir a minha atenção em declínio. Depois de cerca de 50 páginas, no entanto, viciei. Eu percebi que a velocidade de leitura lenta foi exatamente o que eu deveria adotar.

A parte interessante da escrita de Ann era assim que ela nos fez importar com os sequestradores, tanto quanto os reféns. Em algum momento, eu comecei a esperança de que todo mundo fica um final feliz. Claro, nós já sabemos que o final é dentro das primeiras páginas. Mas quando esse final veio, tinha um muito dramático sentir - imagine uma trilha sonora poderosa jogando como as ações são jogados na tela. Esse é o efeito da eventual clímax teve em mim - a sensação de um molinete no olho da minha mente.

É muito difícil dizer quem são os personagens principais estão no livro. Há Mr. Hosokawa, o amante da ópera, que concordou em vir a esta festa que não significa nada para ele apenas se Roxanne Coss canta na festa. Então há Gen, tradutor do Sr. Hosokawa, que também passa a conhecer um monte de línguas e acaba servindo como intérprete para quase todos na festa. Em certo sentido, Gen é o personagem principal de Bel Canto - ele serve como a principal ligação entre vários personagens na festa, os reféns e os sequestradores. Então, novamente, há todos os reféns, que entretanto , têm várias passagens para si. E depois há os sequestradores, que visam aterrorizar, mas que ainda tem um lado ingênuo pungente que vem de sua educação difícil. Fiquei muito impressionado com o quão bem eu me interessei em cada personagem, sem se sentir sobrecarregado por seu número. Além disso, a escrita se move suavemente, quase imperceptível, de um personagem para outro.

O único segmento que mantém todo o livro juntos é a ópera, o que eu tenho que admitir, eu não sou uma grande fã. No entanto, isso não impede de amar o livro. Roxanne Coss é uma incrível cantora - seu canto pode segurar uma platéia inteira em cativeiro e sem fôlego - um fato que ela estava bem atento e fez bom uso de exigir favores de seus cativos. Eu sentia que seu talento de cantar é apenas um pouco glorificado. Mas Ann tinha um propósito para os elog
ios excessivos - cantando com Roxanne é o que mantém a banda inteira juntos. É quando ela canta que todo mundo é capaz de esquecer seus problemas. E já que somos meros espectadores em todo o drama (que pode muito bem ter sido reféns), cantando com Roxanne se sente ainda mais bonita - um fato que é, portanto, reiterou.

Embora seja claro que eu totalmente amei este livro, isso não quer dizer que não existem falhas. Eu achei inacreditável que com tantas pessoas importantes preso no quarto - as pessoas que estavam sentadas em escritórios elegantes e tomou decisões cotidianas que afetam a vida de muita gente - o mundo do lado de fora parecia apenas questão de resgatá-los. É claro, nós nunca realmente sabe o que o mundo lá fora está pensando. A única conexão que as pessoas da casa têm com aqueles que estão fora é através do negociador solitário, Messner, que se parece não ter qualquer motivação, de carro ou de poder. Além de um enorme bando de sequestradores, eles realmente não parecem ter um plano. Estes, contudo, não prejudicam o fluxo da história, porque é claro que muito do que é uma paródia de dramas como reféns desdobrar na vida real - as exigências descabidas, as negociações sem sentido. 

No geral, eu vou dizer, apenas uma vez... pegue este livro e LEIA.  Vou avisá-lo que ele pode mover-se, provavelmente, lento para você, mas se acontecer de você desfrutar da escrita de Ann, você irá virar refém do livro, e por muito tempo.






que tal ver essas postagens também?

0 comentários

Top Categories